segunda-feira, 13 de junho de 2016

Fernando Pessoa, um grande poeta!


Publico aqui algumas frases deste grande Poeta que de forma gigante e nobre nos deixa um grande legado, não permitiu que o tempo e suas contemporâneas dificuldades o impedissem de escrever. Hoje temos belas escritas por bons corações que vieram antes de nós, corações belos como o coração de Fernando António Nogueira Pessoa, conhecido mundialmente por Fernando Pessoa. Não conheço muito das suas obras, mas estou aprendendo e buscar suas letras, meu meio e longínquo parente, visto que também sou dos Nogueiras e me dou a escrever algumas letrinhas para que outros se entendam ou se percam entre as palavras. Fernando Pessoa teve o nome em homenagem ao Grande Doutor Evangélico, o Grandioso Santo Antonio, seus pais o batizaram com o nome de batismo deste Santo: Fernando de Bulhões.


Fernando Pessoa




Lindas frases:


"As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido."


"A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta."


"Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso."

"Tudo o que dorme é criança de novo. Talvez porque no sono não se possa fazer mal, e se não dá conta da vida, o maior criminoso, o mais fechado egoísta é sagrado, por uma magia natural, enquanto dorme. Entre matar quem dorme e matar uma criança não conheço diferença que se sinta."

Fernando Pessoa

Fonte:
http://pensador.uol.com.br/autor/fernando_pessoa/


Sua história

Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português.
É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um "legado da língua portuguesa ao mundo".[1]
Por ter crescido na África do Sul, para onde foi aos seis anos em virtude do casamento de sua mãe, Pessoa aprendeu a língua inglesa. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa dedicou-se também a traduções desse idioma.

Fernando António foi baptizado em 21 de Julho na Basílica dos Mártires, ao Chiado, tendo por padrinhos a Tia Anica (D. Ana Luísa Pinheiro Nogueira, tia materna) e o General Chaby. A escolha do nome homenageia Santo António: a família reclamava uma ligação genealógica com Fernando de Bulhões, nome de baptismo de Santo António, tradicionalmente festejado em Lisboa a 13 de Junho, dia em que Fernando Pessoa nasceu.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...